NOSSA HISTÓRIA

 

HISTÓRICO DA ESCOLA




 



A Escola Estadual Cel. Marcionílio Souza, fundada em 21 de março de 1974, localizada no Município de Maracás, constitui-se hoje em uma escola de médio porte, cuja missão é ministrar ensino público e gratuito no curso de Ensino Fundamental I, que busca cada vez melhor atender à comunidade num resgate à cidadania, além do conhecimento sistematizado.
 
No início, a escola atendia aproximadamente 210 alunos de 1° ao 4° ano. Com o passar dos anos aumentou a demanda da procura, surgiu então a necessidade de ampliação do espaço escolar. Em abril de 1997 a Escola foi ampliada, com a construção de 05 (cinco) salas de aula e em 2003 passou por uma reforma e manutenção de todo espaço físico interno.
 
Em 2006 o governo Estadual assinou um convênio com a Prefeitura Municipal de Maracás, na gestão do Senhor Prefeito Nelson Luís dos Anjos Portela, deliberando a unidade Escolar a serviço da Prefeitura, com duração de cinco anos.
 
A Unidade Escolar atende a classe estudantil nos turnos matutino e vespertino, sendo cinco turmas pela manhã e cinco à tarde. Assinala uma gestão com aspectos democráticos e participativos, tais como trabalho coletivo entre professores, direção e coordenação na tomada de decisões pedagógicas. Porém, ainda percebe-se que a gestão não possui autonomia para lidar com alguns problemas do dia-a-dia escolar.
 


 
DADOS CADASTRAIS DA UNIDADE ESCOLAR

 
 
Unidade Escolar
Escola Estadual Coronel Marcionílio Souza
Endereço
Rua 5 de Julho nº 139 – Centro – Maracás – Bahia.
Cadastro no MEC/Inep
29232910
Autorização de funcionamento
Ato de Criação: 2879/D.O 06/05/1981
Classificação IDEB
2.3 (2005)
Modalidades de ensino
Ensino Fundamental I (Regime de 9 anos)
Quantitativo de alunos
248
 
 

ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA
 
 

 
A escola Estadual Coronel Marcionílio Souza é um complexo escolar construído de alvenaria, mantendo-se bem conservado. Quanto às dependências a escola possui sete salas de aula pouco amplas, possui janelas em todas as salas e em quatro delas a ventilação necessita de ventiladores, a iluminação é adequada. No que diz respeito às dependências administrativas tem uma sala de diretoria onde funciona também a secretaria. A cozinha e cantina funcionam no mesmo espaço, sendo o mesmo limitado. A escola tem cinco banheiros em boas condições de uso, não dispõe de um refeitório nem de área adequada para jogos e recreação.

 

 

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DE CADA SETOR

SETOR

ATRIBUIÇÕES

 
DIREÇÃO
Coordena, organiza e gerencia todas as atividades da escola, responde pelas correspondências e documentação da escola e demais funcionários e alunos, auxiliado pelos demais componentes do corpo de especialistas e de técnico-administrativo.
 

VICE-DIREÇÃO


Assessora direta ou indiretamente o Diretor no planejamento, execução e avaliação de todas as atividades administrativas e pedagógicas da Unidade Escolar, bem como incumbir-se de todas as atividades que por sua natureza recaiam no âmbito de sua competência.
TÉCNICO-ADMINISTRATIVO
 
Responde pelas atividades - meio que asseguram o atendimento dos objetos às funções da escola e serviços auxiliares (zeladoria entre outros).
PEDAGÓGICO


Dá assistência pedagógico-didática aos professores em suas respectivas séries. Acompanha assessora, avalia as atividades pedagógico-curriculares.
CORPO DOCENTE

Promover a participação no processo de aprendizagem, avaliar o aspecto qualitativo e quantitativo dos alunos, colaborar com a gestão escolar, visando o bem comum da comunidade.
 

 

QUADRO FUNCIONAL

 

 
 

Nome
Cargo
Formação Básica
Especialização (ões)
Carga horária
Turno de Trabalho
Ademira Moreira Silva
Agente de Portaria
Ensino Fundamental I
-
40 horas
Matutino/ Vespertino
Alcione Silva Novaes
Professora
Pedagogia
Psicopedagogia
20 horas
Vespertino
Aline Santos De-Gino
Professora
Sup. Incompleto
-
20 horas
Matutino/
Vespertino
Antonio Gonçalves dos Santos
Porteiro
1° grau incompleto
-
40 horas
Matutino/
Vespertino
Arlete Oliveira
dos S. Correia
Professora
Pedagogia
-
40 horas
Matutino/
Vespertino
Elaine dos Santos Silva Spínola
Professora
Pedagogia
Educação Inclusiva
40 horas
Matutino/
Vespertino
Elza Lúcio Tavares
Agente de
Portaria
Ensino Fundamental I
-
40 horas
Matutino/
Vespertino
Maria Aparecida Bastos Santos
Coordenadora
Pedagogia
-
40 horas
Matutino/
Vespertino
Maria Isabel Santana Alves
Professora
Pedagogia
-
40 horas
Matutino/
Vespertino
Maria José
Vice-diretora
Pedagogia
Literatura
Infantil
20 horas
Matutino
Jocélia Maria de Souza
Professora
Pedagogia
-
40 horas
Matutino/
Vespertino
Luzia Vieira de Novaes
Agente de
Portaria
Ensino Fundamental I
-
40 horas
Matutino/
Vespertino
Marluce Duarte
Professora
Pedagogia
-
20 horas
Matutino
Mariluce Caldas Mendes
Professora
Pedagogia
Psicopedagogia
40 horas
Matutino/
Vespertino
Nayra Rosana da R. Soares de Almeida
Professora
Pedagogia
Literatura
Infanto-Juvenil
40 horas
Matutino/
Vespertino
Patrícia Leal Pinheiro
Professora
Pedagogia
Psicopedagogia
20 horas
Matutino/
Vespertino
Neusa Pereira de Souza
Agente de Portaria
Ensino Fundamental I
-
40 horas
Matutino/
Vespertino
Sueli da Silva Santana
Professora
Sup. Incompleto
-
20 horas
Matutino
Valdirene Luz Galvão
Auxiliar de Secretaria
Ensino Médio
-
40 horas
Matutino/
Vespertino
Veralúcia São Pedro De-Gino
Diretora
Pedagogia
Psicopedagogia
40 horas
Matutino/
Vespertino

 
 
 
PERFIL DOS ESTUDANTES

 
 
 
 
Quanto aos aspectos socioeconômicos, observa-se que alguns alunos pertencem a famílias com baixa renda e que enfrentam na sua pequenez a desestrutura familiar: pais separados; usuários de bebidas alcoólicas; alguns até envolvidos com drogas; o desemprego e às vezes a comodidade dos mesmos. Algumas crianças agem com violência, o que decorre do ambiente em que vivem.
Muitas famílias recebem o benefício “bolsa família”, do governo federal (PBF) que é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia família em situação de pobreza, de acordo com a Lei 10.836, de 9 de janeiro de 2004 e o Decreto nº 5.749, de 11 de abril de 2006. Com este recurso muitos pais se preocupam em manter seus filhos (as) na escola, visto que para receber o benefício as crianças precisam atingir (85%) de frequência em sala de aula.
Notificamos também que algumas crianças moram em casa própria, outras residem em casas alugadas e muitas crianças convivem com familiares, (tios, tias, e principalmente avós), longe do convívio com os pais. É valido ressaltar que são muitos os casos de crianças que são deixadas com as avós, pois o pai ou a mãe vão à busca de emprego em outras cidades.
Diante de tão cruel realidade, o processo de aprendizagem fica prejudicado, pois, a família é uma instituição que tem como principal responsabilidade, educar e influenciar de forma determinante na estruturação da personalidade e na vida do ser humano. Como tais funções passaram a ser delegada à escola, esta passou a ter uma responsabilidade muito maior, tendo que trabalhar sozinha.
As dificuldades individuais, familiares, psicológicas, cognitivas e sociais dos alunos, que por conviverem com cruéis condições de vida, acabam sendo desestimulados. Alguns indisciplinados ou até mesmo agressivos. Portanto, é imprescindível a parceria entre família x escola, na tentativa de resgatar os valores que estão sendo perdidos ou esquecidos, os quais ajudarão no desenvolvimento e formação do indivíduo.
Dentre os resultados obtidos na análise dos aspectos pedagógicos e administrativos, considerou-se que os itens mais expressivos indicados no levantamento de dados da situação atual da escola, foram incorporados a outros indicados pelo LSE –Levantamento da Situação Escolar. Separamos os problemas aos aspectos administrativos daqueles que dizem respeito aos aspectos mais específicos da educação (Entraves Pedagógicos), embora haja relação entre ambos.
 
PERFIL DA COMUNIDADE DO ENTORNO
 

 
 
 
Geograficamente inserida no centro da cidade, a Escola Estadual Cel. Marcionílio Souza encontra-se, em local da fácil acesso, apresentando assim aspectos sociais, econômicos e culturais diferentes da realidade onde se encontra a maioria do alunado. A Escola está situada em uma rua residencial, com algumas casas comerciais, calçada, próxima ao Hospital Municipal Álvaro Bezerra.
 
Com a ampliação do ensino Fundamental de Nove Anos Implantado no Município desde o ano de 2006, a Unidade escolar – E.E.C.M.S. atende crianças a partir dos seis anos de idade ministrando os cursos do 1º ao 4º ano do ensino regular, funciona em dois turnos, matutino e vespertino, com uma carga horária de quatro horas diárias cada turno.
 
Alguns alunos são de famílias carentes, moram em bairro periférico, uma gente muito humilde e hospitaleira, as casas são feitas na maioria de adobes e blocos, as ruas são na maioria calçadas, a coleta do lixo é feita de três em três dias, através de caminhão.
 
Por ser uma escola localizada no centro da cidade, atende não só os alunos da localidade, mas também de alguns dos povoados próximo da cidade. Os alunos da zona rural chegam á escola através do transporte escolar que a prefeitura Municipal disponibiliza para o acesso de muitas crianças que estudam na cede, tanto no turno matutino quanto no vespertino.
 
A segurança do município é feita através da Polícia Militar, Civil e da Guarda Municipal. Cabe ressaltar que o índice de violência, o uso de drogas que vem atingindo os jovens e adolescentes, causando preocupação e medo aos familiares, vem crescendo muito nos últimos anos. O Conselho Tutelar tem sido atuante nas escolas, procurando resolver problemas familiares e também trazer os alunos de volta a escola, pois os mesmos abandonam a escola sem nenhuma justificativa.
 
A cidade não possui transporte coletivo, os moradores utilizam de outros meios de transporte como: moto, carro bicicleta, cavalo, para se deslocar de um lugar para outro, exceto os alunos da zona rural que utilizam o transporte escolar pago pela Prefeitura para freqüentar as aulas, sendo que uma das metas da gestão municipal é priorizar a saúde e a educação.
 
O município não dispõe de rede de esgoto, sendo que a população utiliza foças para armazenar os dejetos. A água que abastece a cidade vem de represas administrada pelo órgão do governo, (EMBASA). Como os moradores são de baixa renda, muitos vivem da renda da Bolsa Família, outras como empregada doméstica, como diaristas, panha de café, lavagem de roupas, feirantes ou empregados em mercados espalhados pelos bairros.
 
Quanto aos aspectos culturais percebe-se que a cultura é diversificada, onde as manifestações populares fazem parte do cotidiano das pessoas, pois tradições são valorizadas e vivenciadas por todos da comunidade Escolar, tais como: festas juninas, feira de animais, terno de reis e festas religiosas, semana santa, festas dos padroeiros, São Roque e Nossa Senhora das Graças e Natal. As festas Cívicas também são apreciadas, tais como: Aniversário da cidade, Independência do Brasil entre outras.