HISTÓRICO DA ESCOLA
A Escola
Estadual Cel. Marcionílio Souza, fundada em 21 de março de 1974, localizada no
Município de Maracás, constitui-se hoje em uma escola de médio porte, cuja
missão é ministrar ensino público e gratuito no curso de Ensino Fundamental I,
que busca cada vez melhor atender à comunidade num resgate à cidadania, além do
conhecimento sistematizado.
No
início, a escola atendia aproximadamente 210 alunos de 1° ao 4° ano. Com o
passar dos anos aumentou a demanda da procura, surgiu então a necessidade de
ampliação do espaço escolar. Em abril de 1997 a Escola foi ampliada, com a
construção de 05 (cinco) salas de aula e em 2003 passou por uma reforma e
manutenção de todo espaço físico interno.
Em 2006 o
governo Estadual assinou um convênio com a Prefeitura Municipal de Maracás, na
gestão do Senhor Prefeito Nelson Luís dos Anjos Portela, deliberando a unidade
Escolar a serviço da Prefeitura, com duração de cinco anos.
A Unidade
Escolar atende a classe estudantil nos turnos matutino e vespertino, sendo
cinco turmas pela manhã e cinco à tarde. Assinala uma gestão com aspectos
democráticos e participativos, tais como trabalho coletivo entre professores,
direção e coordenação na tomada de decisões pedagógicas. Porém, ainda
percebe-se que a gestão não possui autonomia para lidar com alguns problemas do
dia-a-dia escolar.
DADOS CADASTRAIS DA UNIDADE
ESCOLAR
Unidade
Escolar
|
Escola
Estadual Coronel Marcionílio Souza
|
Endereço
|
Rua 5 de
Julho nº 139 – Centro – Maracás – Bahia.
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Cadastro
no MEC/Inep
|
29232910
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Autorização
de funcionamento
|
Ato de
Criação: 2879/D.O 06/05/1981
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Classificação
IDEB
|
2.3
(2005)
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Modalidades
de ensino
|
Ensino Fundamental
I (Regime de 9 anos)
|
Quantitativo
de alunos
|
248
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ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA
A escola
Estadual Coronel Marcionílio Souza é um complexo escolar construído de
alvenaria, mantendo-se bem conservado. Quanto às dependências a escola possui
sete salas de aula pouco amplas, possui janelas em todas as salas e em quatro
delas a ventilação necessita de ventiladores, a iluminação é adequada. No que
diz respeito às dependências administrativas tem uma sala de diretoria onde
funciona também a secretaria. A cozinha e cantina funcionam no mesmo espaço,
sendo o mesmo limitado. A escola tem cinco banheiros em boas condições de uso,
não dispõe de um refeitório nem de área adequada para jogos e recreação.
PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DE CADA SETOR
SETOR
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ATRIBUIÇÕES
|
DIREÇÃO
|
Coordena,
organiza e gerencia todas as atividades da escola, responde pelas
correspondências e documentação da escola e demais funcionários e alunos,
auxiliado pelos demais componentes do corpo de especialistas e de
técnico-administrativo.
|
VICE-DIREÇÃO |
Assessora
direta ou indiretamente o Diretor no planejamento, execução e avaliação de
todas as atividades administrativas e pedagógicas da Unidade Escolar, bem
como incumbir-se de todas as atividades que por sua natureza recaiam no
âmbito de sua competência.
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TÉCNICO-ADMINISTRATIVO
|
Responde
pelas atividades - meio que asseguram o atendimento dos objetos às funções da
escola e serviços auxiliares (zeladoria entre outros).
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PEDAGÓGICO
|
Dá
assistência pedagógico-didática aos professores em suas respectivas séries.
Acompanha assessora, avalia as atividades pedagógico-curriculares.
|
CORPO
DOCENTE
|
Promover
a participação no processo de aprendizagem, avaliar o aspecto qualitativo e
quantitativo dos alunos, colaborar com a gestão escolar, visando o bem comum
da comunidade.
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QUADRO FUNCIONAL
Nome
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Cargo
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Formação Básica
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Especialização (ões)
|
Carga horária
|
Turno de Trabalho
|
Ademira Moreira
Silva
|
Agente de Portaria
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Ensino Fundamental I
|
-
|
40 horas
|
Matutino/ Vespertino
|
Alcione Silva Novaes
|
Professora
|
Pedagogia
|
Psicopedagogia
|
20 horas
|
Vespertino
|
Aline Santos De-Gino
|
Professora
|
Sup. Incompleto
|
-
|
20 horas
|
Matutino/
Vespertino
|
Antonio Gonçalves
dos Santos
|
Porteiro
|
1° grau incompleto
|
-
|
40 horas
|
Matutino/
Vespertino
|
Arlete Oliveira
dos S. Correia
|
Professora
|
Pedagogia
|
-
|
40 horas
|
Matutino/
Vespertino
|
Elaine dos Santos
Silva Spínola
|
Professora
|
Pedagogia
|
Educação Inclusiva
|
40 horas
|
Matutino/
Vespertino
|
Elza Lúcio Tavares
|
Agente de
Portaria
|
Ensino Fundamental I
|
-
|
40 horas
|
Matutino/
Vespertino
|
Maria Aparecida Bastos
Santos
|
Coordenadora
|
Pedagogia
|
-
|
40 horas
|
Matutino/
Vespertino
|
Maria Isabel Santana
Alves
|
Professora
|
Pedagogia
|
-
|
40 horas
|
Matutino/
Vespertino
|
Maria José
|
Vice-diretora
|
Pedagogia
|
Literatura
Infantil
|
20 horas
|
Matutino
|
Jocélia Maria de
Souza
|
Professora
|
Pedagogia
|
-
|
40 horas
|
Matutino/
Vespertino
|
Luzia Vieira de
Novaes
|
Agente de
Portaria
|
Ensino Fundamental I
|
-
|
40 horas
|
Matutino/
Vespertino
|
Marluce Duarte
|
Professora
|
Pedagogia
|
-
|
20 horas
|
Matutino
|
Mariluce Caldas
Mendes
|
Professora
|
Pedagogia
|
Psicopedagogia
|
40 horas
|
Matutino/
Vespertino
|
Nayra Rosana da R.
Soares de Almeida
|
Professora
|
Pedagogia
|
Literatura
Infanto-Juvenil
|
40 horas
|
Matutino/
Vespertino
|
Patrícia Leal
Pinheiro
|
Professora
|
Pedagogia
|
Psicopedagogia
|
20 horas
|
Matutino/
Vespertino
|
Neusa Pereira de
Souza
|
Agente de Portaria
|
Ensino Fundamental I
|
-
|
40 horas
|
Matutino/
Vespertino
|
Sueli da Silva
Santana
|
Professora
|
Sup. Incompleto
|
-
|
20 horas
|
Matutino
|
Valdirene Luz Galvão
|
Auxiliar de
Secretaria
|
Ensino Médio
|
-
|
40 horas
|
Matutino/
Vespertino
|
Veralúcia São Pedro
De-Gino
|
Diretora
|
Pedagogia
|
Psicopedagogia
|
40 horas
|
Matutino/
Vespertino
|
PERFIL
DOS ESTUDANTES
Quanto
aos aspectos socioeconômicos, observa-se que alguns alunos pertencem a famílias
com baixa renda e que enfrentam na sua pequenez a desestrutura familiar: pais
separados; usuários de bebidas alcoólicas; alguns até envolvidos com drogas; o
desemprego e às vezes a comodidade dos mesmos. Algumas crianças agem com
violência, o que decorre do ambiente em que vivem.
Muitas
famílias recebem o benefício “bolsa família”, do governo federal (PBF) que é um
programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia
família em situação de pobreza, de acordo com a Lei 10.836, de 9 de janeiro de
2004 e o Decreto nº 5.749, de 11 de abril de 2006. Com este recurso muitos pais
se preocupam em manter seus filhos (as) na escola, visto que para receber o
benefício as crianças precisam atingir (85%) de frequência em sala de aula.
Notificamos
também que algumas crianças moram em casa própria, outras residem em casas
alugadas e muitas crianças convivem com familiares, (tios, tias, e
principalmente avós), longe do convívio com os pais. É valido ressaltar que são
muitos os casos de crianças que são deixadas com as avós, pois o pai ou a mãe
vão à busca de emprego em outras cidades.
Diante de
tão cruel realidade, o processo de aprendizagem fica prejudicado, pois, a
família é uma instituição que tem como principal responsabilidade, educar e
influenciar de forma determinante na estruturação da personalidade e na vida do
ser humano. Como tais funções passaram a ser delegada à escola, esta passou a
ter uma responsabilidade muito maior, tendo que trabalhar sozinha.
As
dificuldades individuais, familiares, psicológicas, cognitivas e sociais dos
alunos, que por conviverem com cruéis condições de vida, acabam sendo
desestimulados. Alguns indisciplinados ou até mesmo agressivos. Portanto, é
imprescindível a parceria entre família x escola, na tentativa de resgatar os
valores que estão sendo perdidos ou esquecidos, os quais ajudarão no
desenvolvimento e formação do indivíduo.
Dentre os
resultados obtidos na análise dos aspectos pedagógicos e administrativos,
considerou-se que os itens mais expressivos indicados no levantamento de dados
da situação atual da escola, foram incorporados a outros indicados pelo LSE
–Levantamento da Situação Escolar. Separamos os problemas aos aspectos
administrativos daqueles que dizem respeito aos aspectos mais específicos da
educação (Entraves Pedagógicos), embora haja relação entre ambos.
PERFIL DA
COMUNIDADE DO ENTORNO
Geograficamente
inserida no centro da cidade, a Escola Estadual Cel. Marcionílio Souza
encontra-se, em local da fácil acesso, apresentando assim aspectos sociais,
econômicos e culturais diferentes da realidade onde se encontra a maioria do
alunado. A Escola está situada em uma rua residencial, com algumas casas
comerciais, calçada, próxima ao Hospital Municipal Álvaro Bezerra.
Com a
ampliação do ensino Fundamental de Nove Anos Implantado no Município desde o
ano de 2006, a Unidade escolar – E.E.C.M.S. atende crianças a partir dos seis
anos de idade ministrando os cursos do 1º ao 4º ano do ensino regular, funciona
em dois turnos, matutino e vespertino, com uma carga horária de quatro horas
diárias cada turno.
Alguns
alunos são de famílias carentes, moram em bairro periférico, uma gente muito
humilde e hospitaleira, as casas são feitas na maioria de adobes e blocos, as
ruas são na maioria calçadas, a coleta do lixo é feita de três em três dias,
através de caminhão.
Por ser
uma escola localizada no centro da cidade, atende não só os alunos da
localidade, mas também de alguns dos povoados próximo da cidade. Os alunos da
zona rural chegam á escola através do transporte escolar que a prefeitura
Municipal disponibiliza para o acesso de muitas crianças que estudam na cede,
tanto no turno matutino quanto no vespertino.
A
segurança do município é feita através da Polícia Militar, Civil e da Guarda
Municipal. Cabe ressaltar que o índice de violência, o uso de drogas que vem atingindo
os jovens e adolescentes, causando preocupação e medo aos familiares, vem
crescendo muito nos últimos anos. O Conselho Tutelar tem sido atuante nas
escolas, procurando resolver problemas familiares e também trazer os alunos de
volta a escola, pois os mesmos abandonam a escola sem nenhuma justificativa.
A cidade
não possui transporte coletivo, os moradores utilizam de outros meios de
transporte como: moto, carro bicicleta, cavalo, para se deslocar de um lugar
para outro, exceto os alunos da zona rural que utilizam o transporte escolar
pago pela Prefeitura para freqüentar as aulas, sendo que uma das metas da
gestão municipal é priorizar a saúde e a educação.
O
município não dispõe de rede de esgoto, sendo que a população utiliza foças
para armazenar os dejetos. A água que abastece a cidade vem de represas
administrada pelo órgão do governo, (EMBASA). Como os moradores são de baixa
renda, muitos vivem da renda da Bolsa Família, outras como empregada doméstica,
como diaristas, panha de café, lavagem de roupas, feirantes ou empregados em
mercados espalhados pelos bairros.
Quanto
aos aspectos culturais percebe-se que a cultura é diversificada, onde as
manifestações populares fazem parte do cotidiano das pessoas, pois tradições
são valorizadas e vivenciadas por todos da comunidade Escolar, tais como:
festas juninas, feira de animais, terno de reis e festas religiosas, semana
santa, festas dos padroeiros, São Roque e Nossa Senhora das Graças e Natal. As
festas Cívicas também são apreciadas, tais como: Aniversário da cidade,
Independência do Brasil entre outras.